quinta-feira, 1 de abril de 2010

Arte como instrumento "psico"terapeutico.

Olá pessoas, desculpem minha ausencia, mas neuroanatomia funcional e meu estágio, com bases Winnicottianas, tem ocupado muito do meu tempo.

Como prometido, falarei um pouco sobre arteterapia.

Muito criticada por muitos e pouco estudada pelos mesmos, a arteterapia é uma maneira "nova" de se lidar com inúmeras variáveis em vários ambientes. Percebe-se que ela também tem pouco embasamento "teórico", e abordagens como analise do comportamento e até mesmo psicanalise tem pouca ou nenhuma produção com este tipo de instrumento.

Ela é na verdade mutável. Qualquer psicólogo de qualquer abordagem pode utilizar a arte como instrumento. Existem vários tipos de "artes". Arte conceitual, pintura, desenho, fabricação e pintura de máscaras, argila, etc.. Cada uma tem algo a acrescentar, e descobrir o que cada processo artístico pode gerar de positivo para o cliente/paciente bem para com a comunicação entre ele e psicólogo pode produzir gratas surpresas.

Citarei um exemplo, do retratado acima. Imaginemos que tenhamos em nossa responsabilidade uma pessoa tímida, que tem dificuldade em ser tocada, etc. Podemos propor para ela uma atividade de produção de máscara. Por que? Primeiro, ao produzir uma máscara de gesso, a pessoa aprende, com o auxilio do psicologo, a tomar cuidado com a pessoa que está servindo de "modelo", ela vê a produção dela, entre outros pormenores que mais tarde podem ser benéficos. Quando ela é o modelo, outras variáveis estão acontecendo, como por exemplo, o "deixar" ser tocada, o não poder falar, o auto-controle, o "estar numa posição de submissão", etc. Analisando dessa maneira, este processo artistico pode sim ser generalizado para outras situações da vida da pessoa e contribuir qualitativamente. Uma pintura pode ser utilizada como "meio de acesso" do psicólogo para com a subjetividade da pessoa, por ser geralmente uma "abstração", pode ser discriminativa para lembrar de situações que perguntas diretas e objetivas podem não conseguir.

Enfim, a arte tem muitas possibilidades, aproveitar e estudar essas possibilidades a partir de sua base teórica pode ser muito útil para uma qualificação profissional e para uma amplitude maior de práticas para serem utilizadas em situações e problemáticas diferentes, principalmente quando falamos de clínica, limitada a "uma hora por semana" geralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário