domingo, 11 de abril de 2010

Punição

Bom, como este é um assunto muito visado por mim ultimamente, então farei um longo post.

Primeiramente que "punição é a adição no ambiente de um reforçador negativo (que é o estímulo que sua retirada do ambiente aumenta a frequencia da resposta emitida [fuga/esquiva]), também conhecida como punição positiva, ou a retirada de um reforçador positivo do ambiente(que é o estímulo que sua adição ao ambiente aumenta a frequencia da resposta emitida) também conhecida como punição negativa.".

Sabendo disso, temos punidores condicionados e incondicionados.
Incondicionados são os punidores como choque, chuva, um tapa na cara (este ultimo, que por exemplo, pode variar de acordo com o limiar de dor... uma pessoa com ranseníase pode não ter um tapa no braço como punição, do mesmo jeito que você der um tapa em um cara queimado de sol pode ser extremamente punitivo).
Condicionados são os punidores que são associados com um incondicionado (exemplo, um ladrão te dá um chute no pé, ele tava de óculos escuro, e vc passa a fugir e esquivar de pessoas que usam tal acessório).

Bom, podemos dizer então que existem punidores que não são ruins, afinal, morrer de fome, morrer de sede, morrer de sono, assim como morrer de infecções , ou de contusões que não foram devidamente "alertadas", seria muito comum. Ou uma ameça como "se não fizer isso eu te mato" e o cara tivesse com uma faquinha de manteiga, se nao tivesse esse estimulo punitivo, provavelmente você não correria (ou dava um peteleco no ouvido) e perderia então seu dinheiro à toa.

Mas existem punidores extremamente ineficazes para quem aplica principalmente. Como citado acima, se você não tiver uma arma de fogo, e sim uma faquinha de manteiga, ameaçar não será de tanto efetivo e pode gerar algo contra você pior ainda. E nesses que gosto de me focar. Quando em uma conversa, ser punitivo pode ser de muito mal grado, afinal, pode gerar respostas que nao condizem com seu objetivo. Um indivíduo ameaçado é um indivíduo que você não sabe como vai responder. Punições como "você é um idiota" são completamente inúteis na maioria dos contextos e só adiantam para fomentar brigas e discussões nada proveitosas, que são afinal, claras esquivas/fugas deste estímulo aversivo, fugas que podem ser até outras punições, virando assim um circulo vicioso onde todos punem e todos fogem com mais punição. Assim como numa briga de rua, onde o mais forte pune com mais eficácia o mais fraco, fazendo com que este sucumba, as brigas na internet por exemplo, podem ter o mesmo rumo. Acusar (que nada mais é que uma tentativa de punição por difamação por exemplo "você está sendo ridículo"), xingar (seu idiota), apontar somente os erros (viu que voce ta sendo grosso?), ameaçar (se nao parar de ser grosso eu te bato), são punições muito comuns no comportamento verbal.

Uma saída pra isso é não punir. Ser contra a punição nesses casos é completamente viável, pois favorece o bom entendimento e consenso e também que não haja fugas e esquivas eternas. Uma fuga simples como "por favor, use o D maiúsculo no meu nome" pode ser encarado como uma punição, e uma das saídas do indivíduo é esquivar-se usando o D maiúsculo (pra vc parar de encher a paciência), ou ele pode não fazer e te irritar mais, e enfim. Não punir pode ser indicar à pessoa que o fazer dela trará consequencias positivas pra ela. Numa conversa na internet podemos traduzir isso com um exemplo como "cara, que tal falar com mais calma, assim todos te entendem melhor" ou até mesmo um "O que você acha de usar menos palavrões? É muito mais tranquilo pra todos e você ainda ganha uns colega!" rs...

Acho que tá bom ;)

Abraços.
obs.: agradeço aos colegas da comunidade Psicologia, Analise do comportamento e Estudantes de psicologia, que me INSPIRARAM PROFUNDAMENTE para este post.

Um comentário: