quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Behaviorismo é interacionista SIM.

Bom, irei desmistificar algumas críticas ao behaviorismo...


A 1ª: Behaviorismo está ultrapassado, o interacionismo é melhor.

R: Behaviorismo É interacionista, principalmente se você considerar que interacionismo é o "dar valor à interação entre um termo e outro". Para Vygotsky, a interação é entre indivíduo e cultura, coisa que não contradiz o behaviorismo, muito pelo contrário, pois o indivíduo não é só resultado de sua interação com a cultura, e sim, se comporta de acordo com sua interação com o ambiente. Dizer que um ser humano, só é ser humano quando está inserido numa cultura pode mascarar o fato de que ele é totalmente influenciado pelo ambiente de uma maneira geral, e que a mudança do ambiente, muda o comportamento, resultando assim, diferentes culturas, diferentes comportamentos. O organismo modifica o meio, e esse meio modifica o organismo, isso está muito claro quando se fala de behaviorismo. Resumindo, sem essa interação... difícil ocorrer mudanças.

A 2ª: O ser humano para o behaviorismo não é ativo.

R: O que comportamento OPERANTE te diz? O comportamento é Operante por que OPERA no ambiente, altera o ambiente, se ele não se comportar, não há alteração, mudança, modificação, e são as consequências dessa operação/resposta que aumentam a possibilidade de fazer novamente. Podemos dizer de uma maneira leiga que, tudo o que fazemos e de fato serviu pra algo, faz a gente fazer algo parecido em situações parecidas, se não deu certo, provavelmente não faremos. Podemos dizer de maneira didática que, tudo o que fazemos é por que, ou conseguimos algo positivo para a sobrevivência, ou por que evitamos algo aversivo/perigoso/chato,etc. à mesma.
O ser humano não pensa para fazer, a causa do fazer não está no pensar. A causa do fazer está no que foi selecionado na interação entre ambiente/organismo. O próprio pensar foi selecionado, se não, ele não existiria. A função do pensar pode ser variada, mas vale lembrar que ela nada mais é que um "fazer" privado (ou seja, escondidinho dos outros) , e lógicamente, uma hora poderá se tornar pública(ou seja, pra todo mundo saber). Podemos dizer que você pensa sempre antes de fazer? Não. As vezes você não pensa nada, somente faz. Só que isso para o behaviorismo é interpretado de outra maneira... E sendo redundante, propositalmente, para finalizar, o comportamento não ocorre depois do pensar, o pensar é comportamento, portanto, diriamos que, pensar é fazer "privadamente", e que, logicamente, qualquer parte deste fazer "privadamente" pode se tornar público a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário