quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Treino na sala de aula, uma possibilidade.

Darei uma sugestão para qualquer estudante de qualquer área, não só a psicologia.

Primeiramente, gostaria que interpretassem o seguinte texto como uma sugestão. Sugestão essa que é minha, que eu pratico e que tem resultados para a minha pessoa, não significa que funcionará para ti, mas que pelo menos leia e "pegue" o que achar melhor.

Estudante, a primeira sugestão que tenho é: identifique quais as habilidades necessárias para o profissional que quer ser. Citarei algumas habilidades que acredito serem essenciais para um psicólogo:

1)Ter paciência.
2)Saber ouvir.
3)Saber não interromper outra pessoa, falar no momento certo.
4)Falar de forma calma e clara para todos os presentes.
5)Falar de forma coesa, ou seja, que sua frase tenha sentido do começo ao fim.
6)Não ter devaneios e fugir muito do tema atual. Ex: nao fale de íons se o assunto é "como comer um hot dog", ou vice-versa.
7)Não julgue, analise sempre a função e entenda o outro por mais aversivo que ele possa ser.

A partir disso, a segunda sugestão é que pratique tais habilidades na sala de aula, na relação com seus amigos, com o professor, com o tio da cantina, etc. Tornando essas práticas diárias e corriqueiras, talvez deixem você muito mais preparado para quando for atuar, do que se não tivesse treinado nunca. Não espere chegar na hora da prática para praticar. Se antecipe aos fatos, se exponha a essas experiências, peça ajuda, treine o contato pessoal, verbal. Treine o cuidado ao outro, ajude, compreenda.

Espero que este post tenha contribuído com algo. Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário