quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Interpretação dos Sonhos, Pode ser útil?

Sonhos, esse comportamento abstrato que nos ocorre quando estamos "dormindo", tão abstrato quanto uma obra de arte ou um rabisco no chão, e que insistimos em dar algum sentido.

Nós, seres humanos, em nossa história como tais, temos exemplos de várias tentativas de dar um "sentido" ao caos. Ligamos pontos luminosos no céu e associamos com algum objeto, ser vivo, mito, etc., e assim formamos constelações. Usamos nomes para esses mesmos objetos a fim de identificá-los e categorizá-los, separando-os e diferenciando-os dos demais. E isso também parece acontecer com os sonhos.

Por mais abstrato, aleatório, que um sonho seja, insistimos em interpretá-lo, organiza-lo, dar algum sentido a esse "bacanal" de estímulos, afinal, historicamente, temos esse comportamento em todos os lugares. Agora, a questão é... para que?

Tenho uma opinião que gostaria de compartilhar. Talvez a interpretação dos sonhos seja um método prazeroso e eficaz de fazer a pessoa ter raciocínio lógico, pensamento abstrato, talvez até um comportamento criativo saia daí, DESDE que esse seja o objetivo. Se a interpretação dos sonhos for para "descobrir o seu eu interior" tudo isso que foi dito deve ser esquecido. Talvez sirva também para identificar variáveis interessantes, como por exemplo, situações onde se teve "medo" no sonho, podem refletir situações reais de medo.

Acredito, portanto, que a interpretação dos sonhos pode ser útil para algo, mas ainda precisa ser estudada como método e, além disso, estudar minunciosamente em que situações ela poderia ser benigna numa terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário