terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval, uma contradição.

Ah Brasil... País do Carnaval, do Samba, do Calor Humano... e digamos de passagem, QUE calor.

O festival carnal é algo que realmente me impressiona em um país dito "cristão". Na teoria, desejar a mulher de outro seria uma desobediência a um dos dez mandamentos, mas parece que nesta época se esquece disso. Também se esquece de outro mandamento que diz para não se trabalhar aos sábados... bom, todos os lixeiros, garçons, etc, deveriam então, logo após o final da festa serem sumariamente assassinados, certo? Ah adoro contradições religiosas. Me vieram com um argumento de que a pena para pecado X depende da interpretação Y que a religião Z dá. Oras, a palavra de Deus não é só uma? Perfeita? Por que tantas interpretações da perfeição? Algo a se pensar...

Outra coisa a se pensar é, como viveríamos ATUALMENTE (veja a importância deste atualmente na sequência do texto) sem esses mandamentos? Oras, do mesmo jeito que vivemos agora, ou seja, sem se importar de fato com eles. Talvez nos importamos com os mais importantes como : não matar, não roubar, etc. Mas que , claramente, não é a religião quem impõe, mas as próprias leis sociais vigentes (estas talvez sim, primariamente "influenciadas" por crenças religiosas ditadoras de morais). Aliás, isto ressalta a importância da religião na sociedade atual, a importância que ela teve para a história humana e, assim, nossa moral vigente. Notemos que a moral de vários países está pautada na "crença dominante".

Mas é certo permanecer com a religião em nossas vidas, sendo que, através do pensamento científico, tal crença é na verdade limitativa? Limita-nos a não pesquisar,a não questionar, a não experimentar, curtir, e apenas aceitar os mandamentos e as palavras divinas, o que é algo totalmente aversivo do ponto de vista científico cético crítico, que tem contribuído tanto para a evolução de nossa tecnologia e espécie. E a resposta que eu dou à minha pergunta é não. Não há mais espaço para a religião, mitos. Eles nos colocam numa zona de conforto onde nossas responsabilidades são colocadas na mão de outro, e as consequências de nossas ações são tratadas como algo premeditado por este e que, portanto, não precisariam de investigação.

Pois é, se você é fiel à um Deus, um mito, o carnaval é uma contradição, e nao sei se vocÊ conseguirá conviver com ela. Se você é fiel à realidade, bom carnaval, curta, se divirta, pois a vida é curta.

Um comentário:

  1. Excelente crítica, Daniel. E fico pensando: mesmo entre algumas outras espécies de animais, roubar e matar são punidos - será que de fato precisamos dos mandamentos para que não o façamos?

    A religião limita sim! Me irrito com o preconceito difundido pelos religiosos.

    Parabéns Daniel.

    ResponderExcluir